Planejamento Tributário pode ser determinante para o sucesso empresarial

 

 

No Brasil, a produção de normas em matéria tributária é enorme. Para as Empresas, as obrigações acessórias impostas aos contribuintes ganharam destaque para todo e qualquer negócio se manter diante do cenário econômico atual.

 

Para conseguir conduzir uma corporação, é necessário estar ciente das despesas geradas a partir da sua criação. A falha na gestão implica diretamente no aumento de contas e, consequentemente, em possíveis falências. Para fugir deste problema, é importante conhecer o sistema tributário e as obrigações do empresário acerca deste assunto.

 

“Dentro do âmbito tributário, o ICMS é, atualmente, o imposto com maior impacto nos negócios diante da diversidade de legislações e formas de apuração deste tributo. Ele tem sido definidor do sucesso ou fracasso de muitos empreendimentos”.

 

Apesar da sua importância dentro do mercado, alguns gestores não ficam atentos à necessidade de estar a par das questões financeiras das suas empresas, o que impacta negativamente na performance empresarial.

 

Por conta disso, é imprescindível ter ciência dos custos incidentes sobre o negócio para conseguir abri-lo e, acima de tudo, mantê-lo. Isso se deve principalmente às questões tributárias. Atrelado a esse fator, é necessário estar a par da planilha de custos da empresa. Com ela, se torna mais fácil revisitar as despesas extras a fim de viabilizar possíveis reduções.

 

Algumas empresas recorrem a um auxílio extra quando o assunto é pagamento de contas. É aí que entra o Planejamento Tributário. A prática nada mais é do que ampliar a visão da gestão de pagamento de tributos de uma empresa, identificando maneiras, dentro da lei, de reduzir o pagamento de impostos.

 

O Planejamento Tributário inclui a análise da formatação do negócio, analisando os custos de aquisição dos insumos e produtos adquiridos pela empresa, bem como a destinação principal destes, ou seja, aonde estão os seus clientes, visando, assim, aliar as estratégias de logísticas aos menores custos tributários possíveis.

 

Esta medida tem se tornado uma grande aliada dos empresários brasileiros, visto que é essencial uma revisão periódica da apuração dos tributos, pois as constantes mudanças legislativas podem levar a equívocos nesta apuração, gerando pagamentos superiores ao devido.

 

Independente do recurso legal utilizado pela corporação, é importante destacar que o conhecimento acerca do mundo tributário é um dos maiores fatores para determinar o caminho que a empresa trilhará, sendo eles o fracasso ou sucesso.

 

 

Fonte: Jornal Contábil

 

 

 

Área de Clientes

Acesse aqui

Rua Jundiaí - 53 - Centro

Vinhedo - SP | 13280-071

19 3876-4490 / 3886-3386 / 3886-3490

 

 

Copyright@2015 - Sete Estrelas - Desenvolvido por Nichos Comunicacao